Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quais foram os mangás mais importantes da história?


per-124-mangas Quais foram os mangás mais importantes da história?
O primeiro
  • Título: Hokusai Manga
  • Autor: Katsushika Hokusai
  • Lançamento: 1814
Mestre em ukiyo-e (um tipo de pintura típica, com tinta e nanquim sobre tábua de madeira ou papel de arroz), Hokusai foi o criador do termo mangá. Foi unindo os ideogramas “man” (engraçado) e “gá” (desenho) que ele definiu os 15 volumes com cenas divertidas do dia a dia do Japão, produzidos por ele entre 1814 e 1849.
O mais violento
  • Título: Shigurui
  • Autor: Takayuki Yamaguchi
  • Lançamento: 2003
Shigurui (Frenesi da Morte, em japonês) começa com um duelo letal entre os espadachins Fujiki Gennosuke e Irako Seigen. O primeiro não tem um dos braços. O segundo é cego e aleijado. Por que eles se detestam tanto? Para saber a resposta, só devorando os 15 volumes deste mangá para lá de indigesto, que durou até 2010.
O mais duradouro
  • Título: Kochikame
  • Autor: Osamu Akimoto
  • Lançamento: 1976
Quando começou a contar as aventuras do policial Kankichi Ryotsu, há mais de 35 anos, Akimoto nem sonhava que sua obra fosse ficar tanto tempo em circulação. Publicado na revista Weekly Shonen Jump, o mangá já rendeu 1,7 mil capítulos, divididos em 153 volumes, e vendeu 135 milhões de exemplares!
O mais vendido
  • Título: One Piece
  • Autor: Eiichiro Oda
  • Lançamento: 1997
No ano passado, esta aventura em torno de um lendário tesouro pirata alcançou a marca dos 196 milhões de exemplares vendidos. Só em 2011, foram 37 milhões de cópias, enquanto o vice, Naruto, chegou apenas a 6 milhões. E esse número deve crescer em 2012: o título voltou a ser publicado no Brasil, agora pela editora Panini.
O mais popular
  • Título: Dragon Ball
  • Autor: Akira Toriyama
  • Lançamento: 1984
Escrita e desenhada pelo próprio Toriyama por 11 anos, em 42 volumes, a história de Goku, o menino com cauda de macaco e força sobrenatural, já virou animê, filme, game, álbum de figurinhas e vários outros produtos. Em 2006, rolou até um mangá especial em que personagens de Dragon Ball se encontravam com os de One Piece 48.
O mais polêmico
  • Título: Harenchi Gakuen
  • Autor: Go Nakai
  • Lançamento: 1968
Essa publicação sobre uma escola bem safada teve seu fim decretado em 1972, quando pais e educadores a queimaram em praça pública. O motivo? Em suas páginas, estudantes tiravam a roupa, meninos bolinavam as colegas e professores seduziam as alunas. Indignado com o protesto, Nakai encerrou a trama com o colégio sendo invadido pelo Exército.
O mais revolucionário
  • Título: Shin Takarajima
  • Autor: Osamu Tezuka
  • Lançamento: 1947
Se, quando pensa em mangá, você imagina personagens com olhos grandes, corpos magérrimos e cabelos pontiagudos, é por causa dessa revista. Lançada quando o Japão ainda se recuperava da 2a Guerra Mundial, ela se inspirava abertamente no clássico infanto-juvenil A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson.
O mais influente no ocidente
  • Título: Lobo Solitário
  • Autores: Kazuo Koike e Goseki Kojima
  • Lançamento: 1970
Acusado de conspirar contra um superior, Itto Ogami se vê obrigado a fugir e vagar pelo Japão como um ronin – um samurai sem mestre. Violenta, reflexiva e bem narrada, essa obra-prima impactou vários autores ocidentais. Frank Miller a citou como uma das inspirações de Batman – O Cavaleiro das Trevas.
O mais safado
  • Título: Futari Ecchi
  • Autor: Katsuaki Nakamura
  • Lançamento: 1997
Não por acaso, ganhou o sugestivo título de Mangá Sutra nos EUA – uma referência ao Kama Sutra, famoso livro indiano sobre sexo. A história acompanha as descobertas amorosas do casal virgem Makoto e Yura, explicando, em tom didático, tudo que rola no corpo durante a transa. O título é um trocadilho com hitori ecchi, “masturbação” em japonês.
O mais assustador
  • Título: Amigara Dansô no Kai
  • Autor: Junji Ito
  • Lançamento: 2002
O trabalho de Ito lembra o terror psicológico perturbador do autor norte-americano H. P. Lovecraft. Em apenas 32 páginas, ele conta uma história poderosa, sobre estranhas fendas com contornos humanos que surgem numa montanha do Japão após um terremoto. Desafiamos você a ler até o final sem pular páginas!
Por que heróis de mangá sempre têm olhos grandes? – Inspiração ocidental ajudou a reforçar a expressividade
É mesmo uma influência do Ocidente. O costume começou com Osamu Tezuka (vide O Mais Revolucionário), que diz ter se inspirado no trabalho de Walt Disney. O cineasta norte-americano gostava de empregar olhos grandes por serem mais expressivos – algo que se provou bem útil nos quadrinhos pequenos do mangá.
Os títulos selecionados nesta lista foram indicados por um júri de especialistas.
Fontes: Cristiane A. Sato, presidente da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações (Abrademi) e autora do livro Japop – O Poder da Cultura Pop Japonesa; Fábio Shin, diretor da escola de mangá Japan Sunset; Alexandre Lancaster, desenhista, roteirista e editor do blog Maximum Cosmo; e Alexandre Nagado, desenhista e coautor do livro Cultura Pop Japonesa – Histórias e Curiosidades.

Por que não existe japonês negro?

Na verdade, existem negros de olhos puxados, mas normalmente eles ficam no meio termo das duas características: não têm a pele tão escura nem os olhos tão puxados (como o menino da foto abaixo). Isso acontece porque o que determina tanto a cor da pele quanto o formato dos olhos de uma pessoa é um conjunto de genes e não apenas um único gene do pai e outro da mãe. A mistura desses dois conjuntos faz com que as características genéticas se misturem. O que define a pigmentação da pele é a produção de melanina, ou seja, se as células da pele tiverem genes que ordenem a produção de melanina, a pele será pigmentada. Os genes que carregam essa "ordem" são chamados de dominantes e os que não carregam ordem nenhuma são chamados de recessivos. É muito difícil (quase impossível) alguém ter alguma característica determinada só por genes dominantes ou só por recessivos - normalmente é uma mistura dos dois. Para você entender melhor, veja como se determina a cor do filho de um pai negro e de uma mãe oriental (com aquela típica cor amarelada). Para facilitar, digamos que quase todos os genes de pigmentação do pai sejam dominantes e os da mãe sejam misturados, com predominância de recessivos. O filho deles não terá tantos dominantes quanto o pai, mas certamente terá menos recessivos do que a mãe. Mesmo assim, a maior parte dos seus genes produzirá melanina e portanto ele provavelmente será bem moreno ou mulato. Com o formato dos olhos, a coisa é um pouquinho mais complexa, já que o que determina se os olhos serão puxados não é uma proteína, como a melanina, mas sim uma mistura de características que define todo o formato do rosto. Para complicar ainda mais, não dá para esquecer que as características físicas também são influenciadas pelo ambiente, ou seja, se um negro passar a viver em um lugar frio, com pouco sol, depois de muitas gerações a pele de seus descendentes não será tão escura. Isso é o que Charles Darwin definiu como seleção natural: os indivíduos mais claros se adaptariam melhor à falta de sol e, portanto, produziriam mais descendentes.

O que é histeria coletiva?


histeria-coletiva-grito-mulher
É um distúrbio psicológico em que um grupo de pessoas passa a ter, ao mesmo tempo, um comportamento estranho ou adoecer sem uma causa aparente. Os surtos de histeria coletiva, também conhecida como doença psicogênica de massa, são mais frequentes em grupos fechados, como alunos de uma mesma escola ou trabalhadores de uma empresa, embora também acometa a população em geral. A doença faz a galera ficar mais ansiosa e perder o controle sobre atos e emoções, além de turbinar os sentidos, como tato, olfato, paladar etc. Mesmo que tudo isso seja coisa da cabeça, os "histéricos" chegam a apresentar sintomas como náusea, tontura, fraqueza, desmaio e falta de ar.
Aqui tem um bando de loucos...
Há registros de surtos grupais de doenças, risadas e danças desde a Idade Média
CHILIQUE MEXICANO
Histéricos - Adolescentes de um internato católico
Onde - Cidade do México
Quando - 2006
Um grupo de garotas passou a ter, ao mesmo tempo, fraqueza, dificuldade de locomoção, febre, náuseas e desmaios. Ao retornar das férias, o mal se espalhou mais. No total, 600 das 3 600 internas tiveram sinais da doença que, segundo as autoridades, não tinha causa orgânica
ATAQUE ALIENÍGENA
Histéricos - Moradores
Onde - Ilha de Colares, Pará
Quando - 1977
Relatos sobre luzes vindas do espaço para sugar sangue humano impressionou famílias inteiras. Em pouco tempo, várias pessoas declararam ter sido perseguidas e mais de 80 reportaram seqüelas físicas do que seriam ataques de ETs. A Aeronáutica destacou oficiais para investigar o caso
RAVE MEDIEVAL
Histéricos - Moradores
Onde - Estrasburgo, França
Quando - 1518
Uma mulher, chamada Frau Troffea, começou a dançar pelas ruas, sem música ou motivo aparente. Após uma semana, cem pessoas haviam se juntado a ela e, passado um mês, já eram 400 histéricos dançarinos. Em algumas semanas, os mais fracos começaram a morrer de ataque cardíaco e derrame
RISO CONTAGIANTE
Histéricos - Moradores
Onde - Tanganica, Tanzânia
Quando - 1962
A criançada começou a rir do nada na escola e contagiou até os pais. A risadaria nonsense atingiu vizinhos e milhares de pessoas, que riram durante seis meses. A epidemia, analisada em artigo do Jornal Internacional de Pesquisa sobre Humor, causava dores, dificuldades respiratórias e ataques de choro
PÂNICO NO AEROPORTO
Histéricos - Passageiros e funcionários do aeroporto
Onde - Melbourne, Austrália
Quando - 2005
Uma funcionária desmaiou, junto à escada rolante. Em seguida, outras duas mulheres passaram mal e apagaram. O ar-condicionado foi desligado por medo de um atentado com gás, mas não adiantou. Mais pessoas passaram mal e quase 50 foram levadas para o hospital
FONTES - A Time to Dance, a Time do Die, de John Waller; International Journal of Humor Research, BBC News, Asian Economic News e portal Terra

Quais são as palavras mais loucas que a gente não tem?


Desde o termo japonês para o medo de que o pinto esteja encolhendo, o que não falta é palavra com significado maluco no mundo! Confira a lista dos vocábulos mais diferentões do planeta.
Dois em um
Já pensou numa só palavra para dizer "nada" e "tudo"? Pois em zarma, dialeto nigeriano, o vocábulo hay kulu significa "nada", "tudo" e "qualquer coisa"! Veja outros casos bizarros em que coisas opostas são expressas por um único termo
• Irpadake (em télugo, dialeto indiano) maduro e verde
• Sitoshna (em télugo) frio e quente
• Merripen (em romani, língua cigana) vida e morte
• Danht (em vietnamita) igreja e bordel
• Magazinschik (em russo) lojista e ladrão de lojas
Palavrório-cruzado
Puccekuli
"Dente que nasce após os 80 anos", em télugo, dialeto indiano
Neko-neko
Em indonésio, alguém que tem uma ideia criativa que só piora tudo
Backpfeifengesicht
Em alemão, um cara que merece um soco
Paski
Em télugo, dialeto indiano, castigar uma criança obrigando-a a se sentar e depois se levantar segurando as orelhas com os braços cruzados
Umjayanipxitütuwa
"Eles é que me fizeram beber", desculpinha fajuta usada em aimara, idioma falado na Bolívia e no Peru
Mamihlapinatapei
Em fueguino, dialeto chileno, o olhar de desejo mútuo em que ambas as partes sabem o que querem, mas não dão o primeiro passo
Linti
Em persa, um vida-mansa que passa o dia todo embaixo de uma árvore, sem fazer nada
Tingo
No idioma rapanui, da ilha de Páscoa, pedir emprestado as coisas de um amigo até o coitado ficar sem nada
Egkoniomai
Em grego antigo, jogar areia sobre si mesmo
'Akapu'aki'aki
"Arrotar sem parar", em maori, idioma falado na polinésia
Kontal-kontil
Em malaio, o balanço dos brincos ou o sacudir do vestido de uma mulher quando ela anda
Iktsuarpok
Em inuíte, idioma dos esquimós, o ato de ir muitas vezes à porta para ver se um convidado chegou
Olfrygt
Em dinamarquês arcaico, da época dos vikings, o medo de faltar cerveja
Nedovtipa
"Alguém que não entende uma indireta", em checo
Koro
Em japonês, o medo histérico de que o próprio pênis esteja encolhendo para dentro do corpo - oucht!
Vomitarium
Em latim, a sala onde um convidado vomita para esvaziar o estômago e voltar a encher a pança
Daraba
"A parte líquida do excremento da galinha", em ulwa, dialeto nicaraguense
Nakhur
Em persa, uma camela que não dá leite enquanto não fazem cócegas em suas narinas
Fonte:
Tingo: O irresistível almanaque das palavras que a gente não tem, de Adam Jacot de Boinod (Conrad)
Cadê a legenda?
Confira a lista das dez palavras mais difíceis de traduzir
"Saudades, só portugueses conseguem senti-las bem. Porque têm essa palavra para dizer que as têm." O poeta Fernando Pessoa sabia do que falava ao escrever esses versos. É que "saudade" só rola com quem tem o português como língua materna. Os gringos têm que se virar com aproximações como miss ("sentir falta", em inglês) e regret ("pesar", em francês) na hora de descrever o sentimento. Não à toa, em 2004, o vocábulo foi eleito o sétimo mais difícil de traduzir, numa pesquisa com mil tradutores de todo o mundo. Veja as outras palavrinhas mais intraduzíveis do planeta:
• Ilunga (em tshiluba, dialeto do Congo) alguém capaz de perdoar uma ofensa pela primeira vez, de tolerá-la uma segunda vez, mas nunca uma terceira
• Shlimazl (em iídiche) aquele que tem má sorte crônica
• Radioukacz (em polonês) pessoa que trabalhou como telégrafo para os movimentos de resistência no lado soviético da cortina de ferro
• Naa (em japonês) termo usado para enfatizar afirmações ou para concordar com alguém
• Altahmam (em árabe) designa um tipo de tristeza profunda
• Gezellig (em holandês) algo entre acolhedor, íntimo e agradável
• Saudade
• Selathirupavar (em tâmil, idioma do Sri Lanka) substantivo para designar o ato de cabular muitas aulas
• Pochemuchka (em russo) pessoa que faz muitas perguntas
• Klloshar (em albanês) tipo de perdedor

TOP 10 – As lendas urbanas mais bizarras do rock


per-126-lendas-urbanas-rock
Pactos com o diabo e até um Elvis que não morreu são hits que nunca saem das paradas. Conheça outras teorias conspiratórias que rondam o universo da cultura pop:
10. Dupla gay
Artistas: Mick Jagger e David Bowie
Em 1990, a mulher de David, Angela, participou do programa The Joan Rivers Show e disse em rede nacional que flagrou o marido na cama com Mick Jagger. Semanas depois, ela voltou atrás e declarou: “O que vi foram duas pessoas dormindo na minha cama. Não significa necessariamente algum tipo de caso”. Para Bowie, a insinuação de um caso gay não passou de uma invenção, enquanto o líder dos Rolling Stones considerou o caso uma tremenda besteira.
9. Sem costelas
Artista: Prince
O cantor é famoso por suas excentricidades. Quando sai em turnê, por exemplo, exige que a suíte do hotel (incluindo os móveis) seja pintada de preto. Também adotou um símbolo impronunciável como nome artístico, tanto que preferiu ser chamado pela mídia de “o artista anteriormente conhecido como Prince”. Mas nada se compara à suposta decisão de retirar duas costelas para praticar sexo oral consigo mesmo. Ele nunca confirmou nem desmentiu tal boato.
8. Sinistra sincronia
Artista: Pink Floyd
Ninguém sabe quando surgiu a lenda de que The Dark Side of the Moon, de 1973, sincroniza com O Mágico de Oz, de 1939. Fãs da banda dizem que existem mais de 100 conexões entre o álbum e o filme. As mais famosas: o verso “balanced on the biggest wave” (“balançado na maior das ondas”), da canção Breathe, toca quando Dorothy se balança em cima do muro, e “the lunatic is on the grass” (“o lunático está na grama”), de Brain Damage, quando o Espantalho age como um louco. Detalhe: o corpo dele é feito de grama seca.
7. Negociando elefante
Artista: Michael Jackson
O cantor gostou tanto do filme O Homem-Elefante que resolveu conhecer o personagem, Joseph Merrick, pessoalmente. Em 1987, visitou o Royal London Hospital, onde estão os restos mortais de Merrick. Lá, teria oferecido US$ 500 mil pelos seus ossos. Diante da recusa, teria aumentado a oferta para US$ 1 milhão. Anos depois, em entrevista a Oprah Winfrey, admitiu que se identificava com o Homem-Elefante, mas não a ponto de comprar suas relíquias.
6. Sanduíche assassino
Artista: Cass Elliot (Mama Cass)
Depois da morte da ex-vocalista do grupo The Mamas & The Papas, em julho de 1974, surgiram rumores de que a cantora teria morrido engasgada com um sanduíche de presunto ou uma coxinha de galinha – graças ao seu histórico de sedentarismo e obesidade. Mas o relatório do legista dissipou a dúvida: a roliça Cass morreu de ataque cardíaco, devido aos seus 108 kg. Além disso, não foram encontrados sinais de comida em sua traqueia.
5. Linguarudo
Artista: Gene Simmons
No começo dos anos 70, quando criou a banda Kiss, em parceria com seu amigo Paul Stanley, Simmons dizia que sua língua era comprida porque ele havia cortado a parte inferior para deixá-la maior. Anos depois, espalhou a lenda, ainda mais bizarra, de que havia implantado uma língua de vaca e, por esse motivo, teria um órgão muscular de 17 cm. Em 2001, no lançamento da autobiografia Kiss and Make-up, o artista desmentiu toda a história.
4. Sangue animal
Artista: Keith Richards
Em 1973, o guitarrista dos Stones resolveu se internar em uma clínica de desintoxicação na Suíça, onde foi submetido a uma hemodiálise para limpar as substâncias tóxicas de seu sangue. E, sempre que alguém lhe perguntava sobre o episódio, ele inventava uma história diferente. Certa vez, garantiu que trocava o sangue do corpo para se livrar da cocaína. Em outra ocasião, disse a jornalistas que os médicos experimentaram nele uma nova técnica: transfusão com sangue de cavalo.
3. Bat-comida
Artista: Ozzy Osbourne
Durante um show da turnê do álbum Diary of a Madman, em 1982, na cidade de Des Moines (EUA), o ex-vocalista do Black Sabbath arrancou, a dentadas, a cabeça de um morcego que um fã atirou ao palco. Em sua autobiografia Eu sou Ozzy, o roqueiro explica que só abocanhou o bicho porque pensou que se tratava de um brinquedo de plástico. Quando sentiu o gosto “quente e crocante”, se deu conta da burrada. Por precaução, o cantor tomou algumas doses de vacina antirrábica.
2. Morte obscura
Artista: John Bonham
O baterista do Led Zeppelin morreu asfixiado por seu vômito em setembro de 1980, em um quarto da mansão de Jimmy Page, guitarrista da banda. Alguns acreditam que Bonham teria sido morto em um ritual satânico, uma vez que Page era simpatizante do ocultismo – a ponto de ter comprado, em 1970, a mansão que pertenceu a Aleister Crowley (famoso ocultista). Em março de 2000, porém, Page ganhou uma ação contra a revista Ministry, que o acusou de não ter prestado socorro ao baterista.
1. Falso Paul
Artista: Paul McCartney
Em 1966, Paul sofreu um acidente de moto perto de Liverpool. Embora tenha apenas trincado os dentes e cortado o lábio, surgiram boatos de que ele teria morrido e, por decisão do empresário Brian Epstein, teria sido substituído por um sósia: William Campbell. Indignados, os três Beatles divulgaram pistas de sua morte nos álbuns Sgt. Pepper’s, Magical Mystery Tour e Abbey Road. A capa desse último teria mensagens cifradas, como o cortejo fúnebre, os pés descalços de Paul e a placa do fusca branco. Em 1969, um DJ de Detroit recebeu a ligação de um ouvinte que deu os indícios da morte. O estardalhaço foi tanto que McCartney suspendeu suas férias para mostrar que estava realmente vivo.
Fontes: livros Segredos e Lendas do Rock, de Sérgio Pereira Couto; Eu Sou Ozzy, de Ozzy Osbourne; Michael Jackson – A Magia e a Loucura, de J. Randy Taraborrelli; e Vida, de Keith Richards.

Quantos idiomas existem no mundo?


idiomas-site
São 6 909 línguas diferentes faladas ao redor do mundo, segundo o compêndio Ethnologue, que cataloga os idiomas do nosso planeta desde 1950. Mas a maioria desses idiomas a gente quase não ouve: 6 520 línguas (cerca de 94% do total) estão na boca de apenas 6% dos habitantes da Terra, enquanto o restante da população mundial usa apenas 389 idiomas. Há pelo menos 172 línguas com pelo menos 3 milhões de falantes – do chinês ao tachelhit, do Marrocos, e o quimbundo, de Angola. Já entre as línguas “nanicas” estão idiomas que lutam para sobreviver. Existem quase 500 idiomas que correm o risco de ser extintos. Na China, o chinês predomina, mas há uma língua, o ayizi, com apenas 50 falantes, em um país com mais de 1 bilhão de pessoas.
ÁSIA
33,6% dos idiomas
A Ásia é a Babel dos continentes: são 2 322 idiomas – 33% do total – praticados por lá. Além de ter a maior variedade, os asiáticos também têm o maior número de falantes – 3,6 bilhões, uma média de 1,5 milhão por idioma
ÁFRICA
30,5% dos idiomas
Os africanos falam 2 110 idiomas diferentes – em média, 344 mil pessoas para cada um! Em Moçambique, por exemplo, a língua oficial é o português. Mas lá você também pode ouvir maconde, chona, tonga e outros 40 idiomas
AMÉRICA
14,4% dos idiomas
Do Alasca à Patagônia, são 993 idiomas no continente, com a média de 50 852 praticantes cada um. Você sabia que se fala francês no Haiti? E holandês em Aruba? E que 700 mil mexicanos ainda falam maia, um idioma pré-colombiano?
EUROPA
3,4% dos idiomas
São 234 idiomas no Velho Mundo, com 6,6 milhões de pessoas falando cada um. Entre as línguas de origem europeia, a mais pop é o espanhol, segunda mais comum do mundo, escrita e falada em 44 países por 329 milhões de “personas”
OCEANIA
18,1% dos idiomas
Apesar de ter apenas dois países grandes – Austrália e Nova Zelândia –, a Oceania tem dezenas de ilhotas, com centenas de dialetos, somando 1 250 variedades. O resultado: em média, cada idioma é praticado por apenas 5 144 pessoas
MAIS FALADA
A populosa China tem a língua mais executada: o chinês, com 1,2 bilhão de falantes em suas 14 variedades . O mandarim é uma delas – e é a mais falada, com 845 milhões de adeptos. O tipo de chinês menos popular é o min zhong, com 3,1 milhões
MENOS FALADA
À beira da extinção, com apenas um falante remanescente, há várias línguas. É o caso do Iuo, de Camarões . O Brasil também tem idiomas na categoria UTI, como o catuquina, o lakondê e o sabanês
PAÍS COM MENOR VARIEDADE
Cinco países e territórios são monoglotas – Coreia do Norte (100% coreano), Ilhas Malvinas (inglês), Território Britânico do Oceano Índico (inglês), Vaticano (latim) e Santa Helena (território britânico no Atlântico, onde só rola inglês)
PAÍS COM MAIOR VARIEDADE
Papua-Nova Guiné , arquipélago ao norte da Austrália, tem 830 línguas em uso – sem contar as 11 extintas! Em média, cada idioma é praticado por 4 624 papuas. O segundo país mais poliglota também vem da Oceania: em Vanuatu, falam-se 108 línguas
IDIOMA ARTIFICIAL
A lista de línguas “inventadas” inclui só o esperanto , criado por um polonês no século 19. Línguas artificiais como o klingon (de Jornada nas Estrelas), o sindarin (de O Senhor dos Anéis) e o na’vi (de Avatar) ficaram de fora
É DO BRASIL!
O português é a sétima língua mais falada do mundo. Somos 178 milhões de falantes em 37 países (sendo o Brasil o representante mais numeroso). À nossa frente, estão, em ordem decrescente, chinês, espanhol, inglês, árabe, hindi e bengali
LÍNGUAS DE SINAIS
As linguagens feitas para surdomudos também entram no catálogo de idiomas. E, mesmo sem som, elas variam ao redor do mundo: são 130 tipos! Só a Suíça tem três códigos de sinais diferentes: a suíço-francesa, a suíço-italiana e a suíço-germana

Quais personagens de games foram inspirados em grandes nomes da história?


Jogo Call of Duty: Black Ops
A cúpula do poder americano na década de 1960 (Robert S. McNamara, John F.Kennedy, Richard Nixon) e o líder cubano Fidel Castro formam uma impensável aliança para conter o avanço de zumbis em uma missão extra de Black Ops. Detalhe: McNamara, secretário da defesa dosEUA, supostamente teria encomendado o assassinato de Castro na vida real, fato mostrado na primeira fase de Black Ops

ANTI-HERÓI JAPONÊS
Jogos Onimusha, Samurai Warriors, Sengoku Basara
Nobunaga Oda era um senhor feudal japonês que adorava armas de fogo e unificou o Japão em uma guerra longa e sangrenta no século 16. Hoje, é considerado coisa-ruim na Terra do Sol Nascente e não é diferente nos jogos, em que é mostrado como o belzebu de olhos puxados, o que explicaria sua ascensão ao poder

ELENCO ESTRELADO
Jogo Rock of Ages
O jogo maluco que convida você a rolar uma bola monstruosa contra as tropas das maiores personalidades da história conseguiu reunir um elenco notável: os reis Agamenon e Leônidas, ambos da Grécia antiga, o príncipe romeno Vlad Tepes, a rainha francesa Maria Antonieta, o imperador francês Napoleão. Quem diria que um dia iríamos jogar uma pedrona em Vlad, o Empalador.

HERDEIRO ILUSTRE
Jogo Uncharted: Drake’s Fortune
O herói do jogo, Nathan Drake, acredita ser descendente direto de um dos maiores exploradores da história – sir Francis Drake – que era um pirata da coroa inglesa e um dos primeiros navegadores a fazer a circum-navegação do planeta. Seu descendente faz justiça ao legado tanto na exploração quanto na vontade de trocar tiros

MEMÓRIAS DA GUERRA
Jogo Return to Castle Wolfenstein
Heinrich Himmler, o chefão da Schutzstafel, a SS (organização paramilitar ligada do partido nazista), e da Gestapo (polícia secreta), homem forte de Hitler, aparece em pessoa como responsávelpor uma divisão paranormal da SS que quer usar magia negra para reviver os mortos

ESSES SÃO ESPADA
JogoSamurai Shodown
Yagyu Jubei e Hattori Hanzo são figuras históricas famosas no Japão e protagonizam esta série. Ao longo dos games, Jubei mata os demônios que vagueavam pelo Japão, enquanto Hanzo é um poderoso ninja. Já a esgrimista Charlotte é uma reinterpretação da mais famosa guerreira francesa,Joana d’Arc, que morreu na fogueira como herege

GENERAL POLÊMICO
JogoCuster’s Revenge
O general George Armstrong Custer, da Guerrade Secessão americana (conflito entre os Estados do Norte e do sul do país, entre 1861 e 1865), foi derrotado em um ataque contra indígenas americanos e no game para Atari, de 1982 (que está em nosso Top 10), ele se “vinga” com uma indígena – os abusos são baseados em fatos reais...

OBRAS DE ARTE
JogoAssassin’s Creed II
Os renascentistas italianos Leonardo da Vinci, Lorenzo de Medici e Nicolau Maquiavel fazem parte da trama do game, em que o assassino Ezio Auditore da Firenze busca por vingança. O genial Da Vinci é amigo direto do assassino, ajudando-o em várias ocasiões, fornecendo armas engenhosas, decifrando enigmas e até emprestando a Ezio uma máquina voadora

LÁ VEM O FÜHRER
JogoWolfenstein 3D
No veterano jogo de tiro em primeira pessoa lançado para PCs em 1992, ambientado na Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler, líder nazista que dispensa apresentações, aparece em pessoa como chefão, portando duas metralhadoras giratórias e o famoso bigodinho. Em um episódio, ele usaaté uma armadura-robô. Morre, diabo!

SALADA MISTA
Jogo Civilization V
O que têm em comum o presidente americano George Washington, o imperador mongol Genghis Khan, o pacifista indiano Gandhi e o faraó egípcio Ramsés II? Todos eles – e mais algumas figuras históricas de períodos completamente diferentes – lideram seus povos em guerras ferozes de dominação. Civilization mistura territórios, tempos e personalidades na maior salada mista

Quem foram as pin-ups?


Eram modelos que estamparam pôsteres sensuais com uma estética muito própria nas décadas de 40 e 50. Embora sua origem remeta à Gibson Girl (uma mulher provocante pintada pelo artista norte-americano Charles Dana Gibson em 1887), as pin-ups se popu- larizaram na 2a Guerra Mundial, quando soldados norte-americanos penduravam seus pôsteres nos alojamentos (daí o nome “pin-up”, que significa “prender com tachinhas”, em inglês). Elas estabe- leceram um estilo de erotismo sutil que até hoje é reverenciado.
Comseu cabelo escuro e quase sempre de maiô, Bettie Page ficou conhecidacomo a rainha das pin- ups nos anos 50.
ASSIM VOCÊ ME MATA
Estética sugeria, ao mesmo tempo, safadeza e inocência.
Pura provocação
No auge da fama das pin-ups, seu erotismo era até considerado ousado. Hoje, ele agrada por remeter a um tempo mais inocente. Não há nudez, mas a imagem transmite sensualidade indiretamente graças à linguagem corporal. Ela evidencia partes tipicamente femininas, como as curvas dos quadris, os lábios vermelhos, as coxas e o cabelo
Jeitinho de Lolita
Entre os elementos de cena mais utilizados estão bolas, cachorrinhos, balanços e outros ícones infantis. Mais uma vez, é parte da fantasia, do jogo entre o sexy e o inocente. Outros cenários que parecem contraditórios: coisas típicas do universo masculino, como carros e motos. Assim, a garota se coloca no mesmo patamar que outros objetos de desejo da rapaziada
Você é luz
Para animar os soldados nos fronts de batalha, as pin-ups precisavam mostrar que a vida era bela. Por isso, a maquiagem servia para realçar sua saúde. Cores vibrantes e uma boa iluminação criavam uma atmosfera alegre. “Hoje, a luz e o make-up são essenciais também para garantir o visual retrô”, diz o fotógrafo Ricardo Ferrari, dono do site Garota Pin-Up

Por que a abóbora é o símbolo do Halloween?


per-130-aboboras-halloween
Devido à adaptação da lenda de Jack o’lantern para o folclore norte-americano. Na Irlanda, acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. O costume teria sido levado pelos imigrantes para os EUA e incorporado ao All Hallows Even (véspera do Dia de Todos os Santos), dando origem ao Halloween. Reza a lenda que Jack, homem que gostava de beber, cruzava com o diabo em seus porres e enganou o coisa-ruim várias vezes para não ser levado para o inferno. Até o dia em que, de tanto beber, morreu. Sua entrada foi negada no céu e também no inferno, já que humilhara o demônio em vida. Desde então, Jack passou a vagar com velas dentro de nabos para iluminar sua alma penada. Quando os irlandeses chegaram à América, teriam percebido que as abóboras eram mais abundantes por lá e passaram a usá-las no lugar dos nabos

Qual é o quadro mais caro da história?


É Os Jogadores de Carta, do francês Paul Cézanne, que foi vendido por mais de us$ 250 milhões em 2011. A obra, feita entre 1890 e 1895, pertencia ao magnata grego George Embiricos e foi adquirida por essa “pechincha” pela família real do Catar, país que pretende virar uma referência mundial em arte. Especialistas do setor estimam que, nos últimos anos, a família real tenha gastado US$ 1,6 bilhão na aquisição de obras de arte. Especula-se, aliás, queela tenha sido a compradora de O Grito, de Edvard Munch, outra peça que está no top cinco das mais caras da his- tória (US$ 120 milhões) e teve o nome de seu novo dono mantido em sigilo. Os Jogadores de Carta faz parte de uma série que tem mais quatro peças espalhadas em diferentes museus: o Metropolitano de Arte de Nova York, o D’Orsay, de Paris, o Courtauld, de Londres, e a Barnes Foundation, da Filadélfia (EUA).
TAMBÉM CUSTARAM UMA FORTUNA:

N.5
Jackson Pollock
US$ 151,4 milhões

MULHER III
Willem de Kooning
US$ 148,7 milhões

RETRATO DE ADELE BLOCH-BAUER I
Gustav Klimt
US$ 146 milhões

Contos da cripta virtual


Histórias medonhas, que antes passavam por aí de boca em boca, agora estão se espalhando na web graças ao ctrl+C, ctrl+V. São as chamadas creepypastas. Veja alguns exemplos aterradores!
creepy
PROGRAMA INFANTIL MALIGNO
O show para crianças Candle Cove, que teria sido exibido nos anos 70 nos EUA, traria mensagens subliminares horríves, que marcaram para sempre os coitados que assistiram. A lenda é acompanhada de um vídeo de um episódio (abr.io/videocove). Assista por sua própria conta e risco.
A MALDIÇÃO DE ZELDA
O internauta Matt diz ter comprado uma estranha versão do cartucho do game The Legend of Zelda: Majora's Mask, para Nintendo 64. Um dos slots de memória levava a uma fase nunca vista antes e continha a alma de um garoto chamado Ben, que morrera afogado. O espírito o atormentou até fora do jogo.
TERROR NOTURNO
Uma criatura horrenda, cuja aparição já teria sido relatada em vários países. Costuma observar pessoas dormindo. Seus olhos negros e vazios ficam na mente das vítimas, que são dominadas por um medo irracional e uma loucura crescente. O fim, já dá pra imaginar: a única maneira de se livrar do pesadelo seria o suicídio.
A lenda da criatura rendeu um filme à la A Bruxa de Blair. Confira na íntegra emabr.io/videocriatura
VADE RETRO, TOTÓ
Um estudante descobre a história de uma mulher que ficou traumatizada ao achar, em um disquete, a imagem de um husky-siberiano com um sorriso diabólico. Enlouquecida, ela teria se matado. A foto continua circulando por aí e supostamente causa ataques epiléticos na vítima. Veja um vídeo do caso: abr.io/videohusky
SEMPRE SUSPEITAMOS!
O Nyan Cat, meme com gato que espalha um arco-íris enquanto voa, teria um lado sombrio. Um garoto teria assistido à animação por vários dias e afirmava que, aos 666 minutos e 6 segundos de exibição, o bichano se transformara em algo diabólico. Ele foi encontrado morto, com unhas de gato no bolso.

Confira mais contos de terror em creepypastas.wikia.com

Como ocorre um ataque cardíaco?


1. Tudo começa com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias coronárias, que têm apenas 2 milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do coração. A formação das placas é um processo lento - pode levar anos -, causado principalmente pelo excesso de LDL, o colesterol "ruim", no sangue
2. À medida que a placa de gordura aumenta de tamanho, o calibre interno da artéria fica mais estreito. Isso dificulta o fluxo do sangue, fazendo o músculo cardíaco funcionar a meia bomba. O esforço extra gera a dor no peito, um dos primeiros sintomas do infarto do miocárdio
3. A placa de gordura tem uma capa dura por fora, mas é mole por dentro. Como o sangue continua a passar mesmo com a placa, a superfície dura se rompe e libera a gordura. Em segundos, as plaquetas (células do sangue) aderem ao local para tapar o buraco
4. As plaquetas tapam o buraco formando um coágulo. Por ser muito volumoso, ele acaba entupindo a artéria e bloqueia a passagem do sangue, que é obrigado a fazer o caminho de volta. Resultado: a região do músculo cardíaco que receberia esse sangue deixa de ser irrigada
5. Sem oxigênio e nutrientes, a parte afetada começa a necrosar. Esse processo começa quando o fluxo sanguíneo é interrompido, e o estrago tem até seis horas para ser revertido. Se nada for feito, o coração bate descompassadamente ou pára de bombear sangue, podendo causar a morte
Haja coração!Outros tipos de infarto podem parar o músculo cardíaco mesmo sem a presença de gordura nas artérias
Espasmo
Ocorre quando as artérias coronárias se contraem violentamente, produzindo um déficit de sangue e interrompendo a irrigação do coração. Esse espasmo, que dura menos de um minuto, é causado por uma súbita liberação de adrenalina na corrente sanguínea. Os principais motivos para isso são o uso de drogas, como cocaína, estresse e até o recebimento de uma má notícia
Hemorragia
Um ataque cardíaco também pode ser causado pelo rompimento de uma das duas artérias coronárias responsáveis pelo suprimento de sangue ao coração. Pancada no peito, tiro ou outro tipo de trauma, bem como algumas doenças que fragilizam a estrutura das artérias, podem provocar essa ruptura. Ela causa uma hemorragia interna e deixa o músculo sem irrigação
Gordura viajanteAlém da artéria coronária, a placa de gordura pode se formar em outras partes do corpo, como na perna e no caminho para o cérebro
Trombose
Quando a placa de gordura se aloja na artéria femural, que leva o sangue para as pernas, a pessoa pode sentir dor durante a caminhada e sensação de frio na ponta dos pés. Se o problema não for tratado a tempo, pode levar à amputação da perna por gangrena
Derrame
A placa de gordura pode grudar em uma artéria do cérebro ou na carótida, vaso que fica no pescoço e que leva o sangue à cabeça. Isso pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame. Ele é causado pelo entupimento das artérias do cérebro por pedaços de gordura que se desprenderam da placa ou por coágulos que se deslocaram para lá